REALIZAÇÃO DO PME EM SANTO ANTONIO DO IÇÁ.
No dia 16 do mês de Abril se realizará uma Conferência tendo por assunto o Planejamento Municipal de Educação (PME) em Santo Antonio do Içá, que será no local (provavelmente) no Auditório Paroquial, com a participação de Representantes do MEC e Secretarias municipais e estaduais de educação do município de S.A.I., juntamente com o corpo e representantes de professores de todas as escolas municipais e estaduais e seus delegados de cada segmentos escolar, visando o aperfeiçoar e o organizar das metas e estratégias contidas no PME do município.
Esta será a conferência que permitirá a construção de um plano com validade de 09 anos, sendo iniciada a partir do ano de 2016 e finalizada em 2025.
segunda-feira, 13 de abril de 2015
MANIFESTAÇÃO EM SANTO ANTONIO DO IÇÁ COM FOTO "PROVOCANTE"!
No mês de Abril, aconteceu em santo antonio do içá um grande movimento, uma caminha pela cidade de S.A.I... tendo a presença de uma grande quantidade de professores do estado ( das escolas estaduais locais) e do município, em prol de melhorias na e para a educação local. Nesse meio, entre a manifestação, registraram uma foto com uma mensagem, até que "engraçada", mais que ficou popular ao circular por aplicativo de celular, marcante por simplesmente a pessoa ser ousada em colocar o nome do prefeito local e da Governado do Amazonas, chegando assim, via o aplicativo mais popupalizado ""Whatsapp", em minhas mãos (autor desta postagem!).
Confiram na Foto:
Confiram na Foto:
![]() |
Fotos de uma das pessoas que reivindicavam melhorias na remuneração e condições de trabalho |
VEJAM O QUE FOI PUBLICADO NO BLOG DA FLORESTA!
http://www.blogdafloresta.com.br
***********************************
População de Santo Antônio do Içá vive na buraqueira enquanto prefeito vive em Manaus
O prefeito Abraão Magalhães Lasmar (PMDB) vive há dois meses em Manaus, tendo entrado recentemente com um novo pedido na Câmara Municipal local para ficar mais dias na capital. Na sessão para o julgamento deste pedido, a vereadora Aliziane “Lili” (PDT) foi umas daquelas que votou contra. “Quero manifestar minha posição contrária a esse pedido. Dá minha parte não concedo nem mais um dia. Se o prefeito quer estar em Manaus renuncie ao cargo e entregue a alguém que possa administrar o município, que está abandonado e precisa de um prefeito atuante”, desabafou a parlamentar são gabrielense. Nos bastidores corre a notícia que Lasmar só pretende voltar mesmo quando conseguir os recursos que veio buscar na capital amazonense.
Diante dos acontecimentos, a vereadora veio até o Ministério Público, em Manaus, protocolar pessoalmente denuncia sobre o fato, além de evitar que Santo Antonio do Içá fique literalmente entregue aos buracos por que seu administrador, eleito pelo povo, deixou de cumprir seu dever de zelar pela coisa pública. (Roberto Brasil – Imagens: Divulgação)
SITE:http://www.blogdafloresta.com.br/populacao-de-santo-antonio-do-ica-vive-na-buraqueira-enquanto-prefeito-vive-em-manaus/
DATA DE ACESSO: 13-04-2015
***********************************************************************
É gente, Santo Antônio do Içá está cada vez mais peneira... e a situação cada vez mais complicada!.... vamos esperar para ver quais serãos as soluções ou explicações ( o que muito se faz) teremos da administração atual do município de Santo Antonio do Içá!
sexta-feira, 9 de janeiro de 2015
simbolos da cidade de Santo Antonio do Içá
BANDEIRA DO MUNICÍPIO
BRASÃO DO MUNICÍPIO
HINO DO MUNICÍPIO
Letra e Música: Humberto Ribeiro da Costa
Um dia um povo forte e viril
Com seu esforço para o Brasil
Nas ribanceiras do Solimões
Uma cidade que hoje cresce
Com estilo rústico e hospitaleiro
Que vem de um povo bem brasileiro
Tu és chamada cidade presépio
Do Amazonas és uma unidade
Hoje eu venho render meu afeto
A ti prostrando minha querida cidade
Lutando sempre por tua glória
Eu hei de estar junto contigo
Em todas as horas Santo Antonio do Içá
Cidade que a todos acolhe
Com o mesmo encanto gentil
Cidade que embora distante
És um pedacinho do meu Brasil.
O
Hino do Município de Santo Antonio do Içá foi composto por HUMBERTO
RIBEIRO DA COSTA, natural deste município, quando estudante da Escola
Estadual Santo Antonio. O Hino é símbolo representativo da história do
povo içaense; expressa a bravura e o orgulho deste povo simples e
hospitaleiro. Está regulamentado pela Lei Orgânica do Município.
dados do site: http://www.portalicaense.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=50&Itemid=57
Réveillon dentro de cemitério é dado como tradicional em Santo Antonio do Içá
Todo fim de ano é sempre bonito ver aqueles fogos de artifícios sendo realizados a fim de festejar a virada do ano, ou como dizem, dar uma entrada com o pé direito no novo ano que assim vem chegando!
Em Santo Antonio do Içá, o Réveillon, sob Coordenação do Sr Manoel Magalhães, foi realizado com uma bela noite de festa acompanhada por uma grande queima de fogos, dentro do cemitério, apesar de parecer uma festa estranha, Segundo o publicado pela Radar 10 no site constando também em áudio:
http://portalamazonia.com/radar10/amazonas-fm/noticias-detalhe/noticias/reveillon-e-comemorado-dentro-de-cemiterio-no-interior-do-am/?cHash=feda65edb5fff25d8ff776e790df1924
Em Santo Antonio do Içá, o Réveillon, sob Coordenação do Sr Manoel Magalhães, foi realizado com uma bela noite de festa acompanhada por uma grande queima de fogos, dentro do cemitério, apesar de parecer uma festa estranha, Segundo o publicado pela Radar 10 no site constando também em áudio:
http://portalamazonia.com/radar10/amazonas-fm/noticias-detalhe/noticias/reveillon-e-comemorado-dentro-de-cemiterio-no-interior-do-am/?cHash=feda65edb5fff25d8ff776e790df1924
MANAUS - A
chegada de 2015 foi comemorada dentro do cemitério de Santo Antônio do
Içá (distante 880 quilômetros de Manaus). Moradores do município
saudaram o ano novo com queima de fogos. Apesar de parecer uma festa
estranha, o show pirotécnico feito em meios às sepulturas, já virou
tradição na cidade.
Começando pela Apresentação!
Santo Antônio do Içá é um município brasileiro do interior do estado do Amazonas. Pertencente à Mesorregião do Sudoeste Amazonense e Microrregião do Alto Solimões, sua população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) era de 24 005 habitantes em 2014, sendo assim o trigésimo primeiro município mais populoso do estado do Amazonas e o quarto de sua microrregião. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0.496, de acordo com dados de 2010, o que é considerado muito baixo pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Por força de lei, foi criada a freguesia do Tonantins, em 18 de setembro de 1865. Assim sendo, a localidade de Santo Antônio do Içá foi aos poucos, sendo ocupada. Não se sabe ao certo, a data de sua fundação, entretanto, sabe-se que já existia antes de 1831. O primeiro nome recebido pela sede municipal do município foi Boa Vista. Pouco tempo depois, o município foi extinto.
A restauração do município de São Paulo de Olivença ocorreu em 1935. Através do Decreto-Lei Estadual nº 176, de 1º de dezembro de 1938, Tonantins e Boa Vista reapareceram, desta vez como distritos do então município de São Paulo de Olivença. No mesmo ano, o distrito de Boa Vista passa a chamar-se Santo Antônio do Içá.
Em sua próxima divisão territorial, datada de 1960, Santo Antônio do Içá é constituído por dois distritos: O distrito-sede, que abriga o principal aglomerado urbano do município, e o distrito de Tonantins. Através da Lei Federal nº 5.449, de 4 de junho de 1968, Santo Antônio do Içá é enquadrado como Área de Segurança Nacional.
Em 2010, a população içaense era composta por 1 817 brancos (7,42%), 546 negros (2,23%), 81 amarelos (0,33%), 15 592 pardos (63,69%) e 6 445 indígenas (26,33%). Considerando-se a região de nascimento, 21 659 eram nascidos no município (88,47%) e 2 822 eram naturais de outro município (11,53%). Entre estes, 24 292 habitantes eram naturais do estado do Amazonas (99,23%) e 189 eram nascidos em outro estado da federação (0,77%). Entre os 189 naturais de outras unidades da federação, o Maranhão era o estado com maior presença, com 7 pessoas (0,03%), seguido por outros estados sem especificação (0,19%). É notável o número de imigrantes de países vizinhos ao Brasil, tais como Colômbia e Peru, que somam 135 habitantes (0,55%).
Em 2012, os salários e outras remunerações somavam 10 950 mil reais e o salário médio mensal de todo município era de 1,6 salários mínimos. Havia 51 unidades locais e 47 empresas atuantes.Segundo o IBGE, 74,25% das residências sobreviviam com menos de um salário mínimo mensal por morador (2 964 domicílios), 5,06% sobreviviam com entre um e três salários mínimos para cada pessoa (202 domicílios), 0,75% recebiam entre três e cinco salários (30 domicílios), 0,30% tinham rendimento mensal acima de cinco salários mínimos (12 domicílios) e 19,64% não tinham rendimento (784 domicílios).
dados do Wikipédia:
Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Ant%C3%B4nio_do_I%C3%A7%C3%A1
Acessado em 01-01-2015
Município de Santo Antônio do Içá | |||||
|
|||||
Fundação | 13 de março de 1936 | ||||
---|---|---|---|---|---|
Gentílico | içaense | ||||
Prefeito(a) | Abraão Magalhães Lasmar (PMDB) (2013–2016) |
História
Santo Antônio do Içá tem sua história voltada ao século XIX, no lugar chamado de Tonantins, remontando à igreja em louvor ao Divino Espírito Santo, construída em 1813.Por força de lei, foi criada a freguesia do Tonantins, em 18 de setembro de 1865. Assim sendo, a localidade de Santo Antônio do Içá foi aos poucos, sendo ocupada. Não se sabe ao certo, a data de sua fundação, entretanto, sabe-se que já existia antes de 1831. O primeiro nome recebido pela sede municipal do município foi Boa Vista. Pouco tempo depois, o município foi extinto.
A restauração do município de São Paulo de Olivença ocorreu em 1935. Através do Decreto-Lei Estadual nº 176, de 1º de dezembro de 1938, Tonantins e Boa Vista reapareceram, desta vez como distritos do então município de São Paulo de Olivença. No mesmo ano, o distrito de Boa Vista passa a chamar-se Santo Antônio do Içá.
Formação administrativa
Em 13 de março de 1936, foi dada a instalação do município de Santo Antônio do Içá. Entretanto, no quadro em vigor nos anos de 1939 a 1943, Santo Antônio do Içá ainda figurava como distrito pertencente à São Paulo de Olivença. A divisão territorial datada de 1955, já mostra Santo Antônio do Içá e Tonantins como municípios autônomos, desmembrados de São Paulo de Olivença. Tal fato é fortalecido pela Lei Estadual nº 96, de 19 de dezembro daquele ano. A instalação definitiva do município ocorreu em 3 de março de 1956.Em sua próxima divisão territorial, datada de 1960, Santo Antônio do Içá é constituído por dois distritos: O distrito-sede, que abriga o principal aglomerado urbano do município, e o distrito de Tonantins. Através da Lei Federal nº 5.449, de 4 de junho de 1968, Santo Antônio do Içá é enquadrado como Área de Segurança Nacional.
História recente
Santo Antônio do Içá perdeu parte de seu território, com a emancipação de Tonantins, em 10 de dezembro de 1981, por foça da Emenda Constitucional nº 12. Tonantins, que passa a ser município autônomo, passa a possuir mais de 6.000 quilômetros quadrados de área territorial desmembrada de Santo Antônio do Içá.Geografia
O município de Santo Antônio do Içá está localizado no estado do Amazonas, na Mesorregião do Sudoeste Amazonense, que engloba dezesseis municípios do estado distribuídos em duas microrregiões, sendo que a microrregião à qual o município pertence é a Microrregião do Alto Solimões, que reúne nove municípios: Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamim Constant, Fonte Boa, Jutaí, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tonantins. É distante 880,9 quilômetros de Manaus, capital do estado.Demografia
Em 2010, a população do município foi registrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 24 481 habitantes. Segundo o censo daquele ano, 12 592 habitantes eram homens e 11 889 habitantes mulheres. Ainda segundo o mesmo censo, 12 947 habitantes viviam na zona urbana (52,89%) e 11 534 na zona rural (47,11%). Conforme as estimativas divulgadas em 2014, a população municipal era de 24 005 habitantes, sendo o 31º mais populoso do estado. Da população total em 2010, 10 523 habitantes (42,98%) tinham menos de 15 anos de idade, 13 198 habitantes (53,91%) tinham de 15 a 64 anos e 760 pessoas (3,10%) possuíam mais de 65 anos, sendo que a esperança de vida ao nascer era de 70,5 anos e a taxa de fecundidade total por mulher era de 3,2.Em 2010, a população içaense era composta por 1 817 brancos (7,42%), 546 negros (2,23%), 81 amarelos (0,33%), 15 592 pardos (63,69%) e 6 445 indígenas (26,33%). Considerando-se a região de nascimento, 21 659 eram nascidos no município (88,47%) e 2 822 eram naturais de outro município (11,53%). Entre estes, 24 292 habitantes eram naturais do estado do Amazonas (99,23%) e 189 eram nascidos em outro estado da federação (0,77%). Entre os 189 naturais de outras unidades da federação, o Maranhão era o estado com maior presença, com 7 pessoas (0,03%), seguido por outros estados sem especificação (0,19%). É notável o número de imigrantes de países vizinhos ao Brasil, tais como Colômbia e Peru, que somam 135 habitantes (0,55%).
Economia
O Produto Interno Bruto (PIB) de Santo Antônio do Içá é um dos maiores de sua microrregião, com importante participação do setor de prestação de serviços e da agropecuária. De acordo com dados do IBGE, relativos a 2011, o PIB do município era de R$ 111 197 mil. 2 120 mil eram de impostos sobre produtos líquidos de subsídios a preços correntes e o PIB per capita era de R$ 4 503,90. Em 2010, 50,08% da população maior de 18 anos era economicamente ativa, enquanto que a taxa de desocupação era de 7,04%.Em 2012, os salários e outras remunerações somavam 10 950 mil reais e o salário médio mensal de todo município era de 1,6 salários mínimos. Havia 51 unidades locais e 47 empresas atuantes.Segundo o IBGE, 74,25% das residências sobreviviam com menos de um salário mínimo mensal por morador (2 964 domicílios), 5,06% sobreviviam com entre um e três salários mínimos para cada pessoa (202 domicílios), 0,75% recebiam entre três e cinco salários (30 domicílios), 0,30% tinham rendimento mensal acima de cinco salários mínimos (12 domicílios) e 19,64% não tinham rendimento (784 domicílios).
dados do Wikipédia:
Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Ant%C3%B4nio_do_I%C3%A7%C3%A1
Acessado em 01-01-2015
Assinar:
Postagens (Atom)